sexta-feira, 20 de abril de 2012

Caráter, a qualidade mais importante



Peregrinos amados,  gente de Deus, Paz!
Pra quem me acompanha no Facebook e no Twitter já deu pra perceber que eu estou meio encucado com algumas coisas. É incrível as surpresas que a vida nos traz e como o tempo se encarrega de mostrar quem é quem para cada um. Não importa o quanto a pessoa use máscaras, um dia todas elas cairão. E não estou falando Daquele Dia, mas sim de dias normais que vivemos. 
Também não estou aqui como um franco-atirador. Tem gente que é expert nisso. Arma a bazuca e mete bala pra todo lado. Não farei isso. Pelo contrário, acredito que eu também esteja na mira pra levar uma chumbada de mim mesmo. Não sou hipócrita e nem pretendo me enganar afirmando que nunca usei deste artifício. Existem momentos na vida que as máscaras servem de proteção, para que não conheçam o que realmente você está pensando, querendo, planejando... Mas uma coisa é usar algo deste tipo circunstancialmente, outra coisa é você permitir que ela cole em seu rosto e passe a fazer parte de você. 

Como é possível que alguém seja assim? O que essa pessoa pensa que vai ganhar? Os psicólogos tem um nome para definir este tipo de pessoa que usa da dissimulação como meio de satisfação pessoal. No site "Psicologia Na Net" está escrito que este distúrbio é  "consciente, intencional e amplamente exagerado de falsos sintomas para obter os ganhos tangíveis, ficando distorcido a queixa e o quadro clínico apresentado". O escritor sagrado afirma  "Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo" (Judas 1.14) e ainda "Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos" (1 João 2:19).
Havia um pastor, aonde morávamos antes, muito experiente que passava tempo ensinando os mais jovens. Ele me perguntou o que eu procuraria em uma pessoa para fazer parte da minha equipe de trabalho. Na mesma hora a minha cabeça fervilhou com uma dezena de qualidades teológicas, pentecostais, financeiras e acadêmicas. Mas antes que eu respondesse o velho pastor me disse: Caráter! Eu não entendi bem o que era aquilo e falei: "Ah sim, a pessoa tem que ter personalidade". Ele retrucou com um sonoro "NÃO". "Caráter"- disse ele, "é diferente de personalidade. Até um cachorro tem personalidade. Caráter é para poucos".
Mas o que é caráter? Escutei uma definição para caráter que mudou a minha vida: "Caráter é aquilo que você é quando ninguém o está olhando".

Um grande abraço deste que continua no Caminho em busca do mais importante.






Nenhum comentário:

Postar um comentário