segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Romanos 12, uma bússula.......


Pessoal, bem vindos novamente. Postei aqui o capítulo 12 de Romanos para meditarmos um pouco, de forma muito superficial, mas sincera no que Deus nos orienta. Vamos fazer assim: verso em preto e comentário em vermelho.... beleza? Comecemos.


1 Rogo-vos (imploro, clamo, conclamo, grito), pois, irmäos, pela compaixäo de Deus (pelo amor de Deus, prestem atenção), que apresenteis (seja algo espontâneo) os vossos corpos (culto em conjunto, com várias pessoas) em sacrifício vivo (diferente do AT, onde se colocavam animais mortos no altar, agora são os nossos corpos), santo (separado para Ele e para o Seu serviço) e agradável a Deus (que o deixe satisfeito, e não á nós. O objetivo é agradá-lo, mesmo que não nos agrade), que é o vosso culto racional (não no sentido da razão, mas tendo sentido de que "ADORO AO SENHOR POR QUE EU DECIDI ADORAR).

2 E näo sede conformados (não tomem a forma, o modelo, o exemplo) com este mundo (não físico, mas sistema), mas sede (atuação divina, ação externa) transformados (mudados na gênesis) pela renovaçäo (tornado novo, voltar ao modelo original, ao estado em que foi criado, ao Éden) do vosso entendimento (pensamento que leva a atitudes), para que experimenteis (vivendo) qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (oferecemos sacrifício vivo, santo e agradável e experimentamos de benção boa, agradável e perfeita).
3 Porque pela graça (não salvífica, mas de autoridade) que me é dada (dada por Deus, reconhecimento que o que temos é do Senhor), digo a cada um dentre vós (á todos) que näo pense de si mesmo além do que convém (humildade, serenidade e maturidade - os neófitos é que não sabem o que são, e não necessariamente neófito é o novo crente, mas o crente imaturo); antes, pense com moderaçäo (devemos saber quem somos em Deus, sempre agindo com humildade e amor) , conforme a medida da fé (não salvífica, mas no dom, nas obras, para o serviço) que Deus repartiu a cada um (cada um tem uma medida que recebeu de Deus - sabemos qual?).
4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operaçäo (está falando do corpo humano),
5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros (agora falando do Corpo de Cristo).
6 De modo que, tendo diferentes (não existe padronização na distribuição em forma cronológica e quantitativa) dons (ferramentas, instrumentos, capacidades), segundo a graça que nos é dada (a mesma do verso 3), se é profecia (palavra profética, dom e não ofício), seja ela segundo a medida da fé (a mesma do verso 3);
7 Se é ministério (administração), seja em ministrar; se é ensinar (de forma sistemática), haja dedicaçäo (esforço, doutrina, disciplina) ao ensino;
8 Ou o que exorta (repreende asperamente, de forma contundente), use esse dom (o dom de ensinar) em exortar; o que reparte (administra os donativos recebidos), faça-o com liberalidade (para com todos, sem parcialidade); o que preside (lidera, presbitéra, governa), com cuidado; o que exercita misericórdia (o que perdoa, que esquece, que suporta), com alegria (não apenas por que lhe foi mandado).
9 O amor (interessante que ele vem falando de dons e agora fala sobre o amor - será que existe alguma conotação mais próxima?) seja näo fingido (então pode ser fingido, falso, hipócrita). Aborrecei o mal (odiar, detestar, ter aversão) e apegai-vos ao bem (persegui, buscar, procurar com zelo).
10 Amai-vos cordialmente (com bons modos, bons costumes, boa procedência) uns aos outros com amor fraternal (amor de irmãos), preferindo-vos em honra uns aos outros (tendo o próximo como mais importante do que nós, dando o lugar que era nosso para o próximo sentar).
11 Näo sejais vagarosos (tardios, demorados, não espere o próximo morrer, não precisamos de confirmação divina para ajudar um ao outro) no cuidado (no guardar, preservar, zelar, providenciar); sede fervorosos (avivados, prontos, acordados) no espírito (no seu espírito, e não no do Senhor), servindo ao Senhor;
12 Alegrai-vos na esperança (da Sua Vinda), sede pacientes (firmes, constantes) na tribulaçäo (que é inevitável, mas não eterna), perseverai (continuai, resistir as forças contrárias) na oraçäo (comunhão com Deus);
13 Comunicai (fale) com os santos (não com todos, mas apenas com os santos - interessante por que ele não se refere aos irmãos do início do capitulo, mas apenas aos santos) nas suas necessidades (faltas, carências, pobrezas), segui a hospitalidade (amor, usando o que temos, o que é de nosso pertence);
14 Abençoai (façam o melhor) aos que vos perseguem (perseguem das formas mais ardis, sórdidas e sujas), abençoai (repete não nos deixando esquecer e nem nos esquivar), e näo amaldiçoeis (não pague com a mesma moeda).
15 Alegrai-vos com os que se alegram (posso me alegrar com os meus irmãos, mesmo que eu mesmo não tenha motivo para tal); e chorai com os que choram (posso me entristecer com os meus irmãos, mesmo que eu não tenha motivo para tal);
16 Sede unânimes entre vós (de um mesmo pensamento, mesmo objetivo, mesmo alvo, sem panelinhas, grupos ou partidarismos); näo ambicioneis (desejo mundano) coisas altas (aos olhos humanos), mas acomodai-vos (sejam satisfeitos) às humildes (aos olhos humanos); näo sejais sábios em vós mesmos (não sejais arrogantes, presunçosos, ignorantes, soberbos, tentando honra própria);
17 A ninguém torneis mal por mal (não respondam aos que lhes fazem mal da mesma forma, ou a té da forma como eles desejam, mas devolva-lhes bem ao invés de mal); procurai as coisas honestas (que podem ser ditas em claro, não precisam ficar obscurecidas, em trevas, escondidas), perante todos os homens (os de dentro e de fora da Igreja).
18 Se for possível, quanto estiver em vós (tudo o que for de sua parte fazer, o que estiver ao seu alcance, em seu poder, em sua alçada), tende paz (quietude, não se trata de conformismo, mas se trata do viver sem porfias, pelejas e discussões) com todos os homens (bons ou maus).
19 Näo vos vingueis a vós mesmos (não procurem justiça com as próprias mãos), amados, mas dai lugar à ira (deixem ela ir e sozinha fará o necessário), porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor (deixemos nas mãos de Deus).
 20 Portanto, se o teu inimigo (o que deseja sua morte, seu fim, sua derrocada, sua decadência de forma declarada) tiver fome (necessidades primárias, básicas), dá-lhe de comer (você seja o que irá saciar sua necessidade); se tiver sede (outra necessidade primária, básica), dá-lhe de beber (você seja o que irá saciar sua necessidade); porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça (sobre a cabeça do inimigo e não sobre a sua - ele não conseguirá fazer mais nada sem ter as brasas queimando sobre si e o lembrando de sua justiça).
21 Näo te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem (amém).

Nenhum comentário:

Postar um comentário