terça-feira, 6 de novembro de 2012

O que a Graça produz?

Você já fez esta pergunta?
Estava conversando com alguns amigos e falando a respeito do Grande Dia e daqueles que participarão do Gozo Eterno com Cristo, quando iniciou-se uma questão a respeito da Graça e do que ela produzia nos homens.
Uns disseram: "Ah, ainda bem que temos a Graça de Deus, pois mesmo sendo fracos, caindo e tendo inúmeras falhas iremos gozar das bençãos eternas com o Senhor". Talvez você esteja em sua mente neste momento completamente contrário a esta afirmação, mas pense melhor, não é isso que entendemos quando falamos sobre Graça? Homens e mulheres falhos e cheios de pecado na presença de um Deus Santo por toda a eternidade? Eu gostaria de te pedir que caminhes um pouco mais comigo nestes pensamentos que tenho...

O que realmente a Graça produz? Paulo fala sobre Graça em Romanos 6 e em todos os demais livros por ele escritos, e eu acho que neste capítulo em especial ele se deparou com um grupo de pessoas que pensava mais ou menos como estes meus amigos pensam, e a resposta veio nos versos 1 e 2: "Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?".
O que realmente a Graça produz? Paulo continua nos versos 12, 13 e 14: "Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Näo reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado näo terá domínio sobre vós, pois näo estais debaixo da lei, mas debaixo da graça".
O que me chama a atenção é esta afirmação de Paulo no verso 14 onde lemos que "não estamos debaixo da lei, mas da Graça". No pensamento de Paulo, até que a Lei poderia produzir homens falhos, cheios de pecado e iniquidade. A GRAÇA NUNCA!
A Graça não produzirá homens com este tipo de pensamento. A Graça produzirá homens que lutarão com todas as suas forças contra o pecado, e muitas vezes, ou melhor, na maioria das vezes O VENCERÃO. Será que estou sendo otimista? Será que não entendi a doutrina da depravação total do homem? Será que não enxergo o pecado original destruindo tudo e toda a possibilidade de agradar ao Senhor e viver uma vida reta? Não, não e não. Enxergo muito bem estas doutrinas, mas elas não se aplicam na Nova Criatura, no Novo Homem, no Regenerado.
Não acredito que na Nova Jerusalém, nos Novos Céus e Nova Terra teremos pessoas com pensamentos do tipo: "Puxa, ainda bem que a Graça me alcançou, por que eu vivi uma vida cheia de pecados, desvios, nunca tive real compromisso com Deus e com a Sua Obra, nunca amei missões e nem participava ativamente das programações da Igreja, nunca busquei minha santidade e consagração. Aleluia. Ainda bem que a Graça me salvou". Não irmãos. A Graça não produzirá este tipo de resposta.
O que a Graça produzirá será um sentimento de gratidão: "Glória a Deus pela Sua Graça, que me alcançou quando eu estava perdido, mas produziu em mim frutos dignos de arrependimento, boas obras, santidade e amor ao meu Senhor. Sem a Graça nunca conseguiria, mas pela Graça de Deus eu o amo de todo o meu coração, alma e entendimento".
Calvino afirmava que sem a Graça o voto de todo o homem é negativo (NÃO) diante de Deus, mas quando a Graça nos alcança deixamos as coisas do Mundo e nos entregamos ao nosso Salvador.
Por isso pessoal, cuidado com o entendimento da Graça de Deus. Ela não produzirá esses "crentes raquíticos" que nunca amadurecem, todos os meses caem nos mesmos pecados, são inconstantes e nunca tem frutos.
Eu creio na Graça de Deus e por causa da operação dela em minha vida tenho condições de procurar sempre agradar ao Meu Senhor Jesus em tudo. Aleluia.
Abraços deste peregrino...

Nenhum comentário:

Postar um comentário