quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Avivamento em Atos 2


Atos 2.41  “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas”.

Um grande milagre acontece aqui neste texto. Mais de 3000 almas são agregadas a Igreja de uma só vez. Citamos sempre este verso quando estamos falando de crescimento, mas o que vemos hoje em dia é que ao contrário de Pedro que pregou uma mensagem para que 3000 aceitassem a Verdade do Evangelho, hoje precisamos pregar 3000 mensagens para que uma pessoa aceite a Cristo. O que mudou?
Será que Deus mudou? Claro que não. A Bíblia diz que ele não muda, que é o mesmo sempiternamente (....). Então a mensagem mudou? Bem, a mensagem contida nas Escrituras nunca mudou e nem mudará, pois Jesus disse que passariam céus e terra e a palavra dele nunca passaria (....). Bem, então os pecadores mudaram? Também não creio que isso tenha acontecido, pois os pecadores continuam carentes de Jesus da mesma forma que antes, e até mais (...). Então finalmente podemos dizer que quem mudou fomos nós. Sim, concordo plenamente. Nós mudamos (...). Mas mudamos em que? Na tecnologia? Não. A tecnologia não atrapalha na santificação e serviço ao Senhor, ao contrário do que muitos pensam. Mudamos na liturgia? Nas Igrejas sérias e comprometidas afirmamos que não. Então em que mudamos? Passaremos, baseados no texto de Atos 2 a destacar pontos que eram peculiares a todos os apóstolos e talvez seja o que falta para nós hoje.
1 – No verso primeiro diz que eles estavam todos unidos em um mesmo lugar, com um mesmo propósito esperando a promessa de Jesus.
Esta união que deve haver em nossas Igrejas é imprescindível para que haja um avivamento capaz de trazer multidões aos pés de Jesus. Sem a união da Igreja isso nunca acontecerá, pois é na união do Corpo que O Cabeça nos abençoa poderosamente (....). Quando o Reino de Deus se encontra desunido, o diabo terá maior facilidade em plantar suas sementes de ervas daninhas (....). Por isso a preocupação de Paulo para que duas irmãs na Igreja em Corinto pensassem/sentissem a mesma coisa (.....). Não podemos nos deixar levar pelas armadilhas do inimigo, pois o alvo dele é nos separar.
2 – No verso quarto é dito que todos foram cheios do Espírito Santo.
Temos esquecido o verdadeiro pentecostes. Se somos pentecostais, onde está o fervor espiritual que nos deu esta denominação? Estamos perdendo o fervor e substituindo o poder do Espírito por belos corais, orquestras e apresentações. Temos nos tornado excelentes pregadores, expositores e estudiosos das Escrituras, mas as nossas palavras são carregadas apenas por sabedoria humana e são vazias do poder de Deus (.....). Temos livros, comentários, exposições, bibliotecas e uma infinidade de recursos para enriquecer nossos sermões, mas temos passado pouco tempo de joelhos para que estes mesmos sermões possam alcançar o coração do ser humano, alcançando primeiramente e anteriormente ao nosso. Como fazer os outros chorarem se nós não choramos? Como pedir que Deus encha os outros se nós somos vazios? Como querer que Deus venha batizar com o Espírito Santo quando nós mesmos não cremos mais que Ele possa batizar com o Espírito Santo (.....)?
3 – No verso 14 Pedro se coloca em pé com os onze e defende os seus irmãos perante os difamadores.
A ausência de uma liderança forte e presente também é um dos fatores que favorecem o esfriamento da Igreja. Onde não existe uma liderança que está disposta a comprar a briga pelo Evangelho e pela comunidade, a frouxidão espiritual virá a tona. Satanás está ao nosso derredor como leão rugindo e buscando quem possa tragar (.....). Se nós como líderes não o afugentarmos com as armas espirituais que Deus tem nos dado, com palavras cheias de autoridade e ungidos pelo Espírito, ele continuará lançando as suas garras e dentes nas ovelhas de Jesus nosso Senhor (.....). Que as ovelhas que pastoreamos possam enxergar em nós como lideres verdadeiros defensores de suas vidas contra as hostes espirituais da maldade (.....).
4 – Nos versos 16 e 17 é relatada uma ênfase ao texto bíblico para justificar o acontecido, ou seja, era uma Igreja que era guiada pelas Escrituras.
Quando uma Igreja deixa de ser guiada pelas Escrituras e começa a receber direção através dos apóstolos, bispos, reveladores, profetas, sonhadores e por que não dizer também dos administradores, advogados, contadores ou quaisquer outros profissionais com certeza será enganada e caminhará em um caminho de perigos e incertezas (.....). A Igreja precisa ser guiada pelas Escrituras para que possa receber o avivamento prometido, pois somente quando temos compromisso com as Escrituras, o Deus das Escrituras tem compromisso conosco (.....).
5 – Do verso 22 até o 32 Jesus é o Centro da Mensagem de Pedro.
Os pregadores de uma Igreja que quer receber o avivamento prometido nas Escrituras devem ter em seus sermões Jesus Cristo como objeto central. Toda e qualquer Mensagem, todo e qualquer trabalho, todo e qualquer louvor e toda e qualquer oração devem ter Jesus Cristo no centro, sendo o único a ser glorificado, exaltado, enaltecido e engrandecido (.....). Algumas Igrejas estão se inclinando para teologias da prosperidade, da auto ajuda, da palavra de fé, do profetismo milionário ou catastrófico. Onde fica Jesus Cristo? Algumas Igrejas convidam pregadores que falam mais de si mesmos do que de Jesus, falam mais das suas viagens do que das andanças de Jesus pela terra santa, falam mais da comida que já comeram no exterior do que do Pão da Vida que alimenta os famintos.
Quando eles andaram nestes cinco pontos antes destacados, no verso 41 quase três mil almas foram salvas.
Se quisermos experimentar estas bênçãos, devemos impreterivelmente e de forma impetuosa perseguir os pontos supracitados.
Só assim passaremos a pregar uma só Mensagem e ver milhares se convertendo aos pés do Salvador, Jesus Cristo.
Em uma próxima oportunidade falaremos sobre “Como Manter Esta Chama Acesa”. Oreis conosco por nós. Amém.
Pr. Arieuston Gomes Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário