terça-feira, 13 de agosto de 2013

Tendo sempre completa certeza

Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;
Hebreus 6.11

"A salvação é matéria do andar de cima" - eu costumo dizer sempre quando alguém me pergunta se fulano ou cicrano foi salvo. Não está ao nosso alcance, meros mortais limitados e pecadores, dizer quem é ou não é salvo. E antes que me chamem de herege, permitam-me explicar melhor minha afirmação.
Acredito firmemente que Jesus é Deus, pode salvar e salva pessoas somente enquanto elas ainda vivem. Também creio que o homem (no gênero) pode sim afirmar que é salvo enquanto vive. Jesus afirmou que podia perdoar pecados na Terra (Mc 2.10), portanto não tenho dificuldades em assumir esta postura. Os romanistas e outros adeptos de seitas sim tem problemas com essa afirmação, pois constantemente dizem que ninguém pode dizer que está salvo e isso só conheceremos depois da morte. Bem, entendo, compreendo, mas não defendo. Não vejo amparo bíblico para isso.
Voltando ao objetivo, afirmar que estamos salvos é diferente de afirmar que somos salvos. Que confusão, não é? 
Sim, os homens da idade média também viveram tal dificuldade, e colocaram o nome disso de "dialética da fé". É certo que a questão entre eles era acerca da razão e da fé, mas também não deixaram de filosofar no campo da soteriologia.
Também achamos esta discussão no que os teólogos chamam de "é, ainda não". Vamos explicar melhor:
Estamos salvos, mas não somos salvos. Se o arrebatamento ocorrer agora, estamos salvos. Se ele não ocorrer agora, preciso continuar minha carreira cuidando para não perdê-la.

É o que o escritor aos Hebreus está dizendo no texto supracitado: Tomem cuidado com a salvação de vocês, para que possam chegar até o fim e ainda tê-la.
Paulo também fala sobre isso quando está próximo a sua morte: "Combati o bom combate, terminei a carreira e guardei a fé. Desde AGORA a coroa da justiça me está guardada" (2Tm 4.7,8)
" A salvação é matéria do andar de cima", mas cada um de nós sabe qual o nosso procedimento (Ef 2.8,9,10).
Abração, nEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário