terça-feira, 26 de março de 2013

Nunca na história desse país

Gente de Deus, que a Paz dEle inunde seus corações.


O Brasil está passando por tempos nunca antes vividos. Como diria o Luiz, "nunca na história deste país" vivemos tal fenômeno: A presença dos evangélicos em altos escalões.
Hoje os evangélicos são mais de 45 milhões no Brasil. Quase um terço da população. E este crescimento tem trazido alguns fatos que a maioria não estava acostumada.
Hoje há um pastor como presidente de uma comissão no Governo Federal, uma pré-candidata a presidência da república com excelentes índices de aprovação, deputados, prefeitos, vereadores, senadores, psicólogos, médicos, apresentadores de TV, jogadores de futebol, artistas, cantores, pensadores, escritores, filósofos..... ou seja, em praticamente todas as áreas "mandantes" ou "ditadora de costumes e opiniões" existem evangélicos.
A sociedade não estava acostumada a isso. A sociedade acreditava que povo evangélico era o pobre, desprovido de educação, de influência, os esquecidos, abandonados e sem qualquer perspectiva. Eram aqueles homens e mulheres do "livro de capa preta". Mas isso está mudando, e bem rápido.
E é lógico que diante deste crescimento, os outros grupos não ficariam satisfeitos. Por que? Bem, por que o evangélico é um povo de valores muito fortes e alicerçados. É um povo que acredita em verdades absolutas e não em relativismos ou na pseuda-liberdade defendida por alguns.
Quando alguém do IBGE antigamente fazia senso e a pessoa entrevistada se dizia ser evangélica, entrava na categoria de "outras religiões". Hoje os evangélicos tem orgulho do que são.
Mas em contrapartida a este grupo que se alegra com tudo isso, existe um outro grupo dentro do próprio evangelicalismo que não aceita oque está acontecendo. Acreditam que seja melhor romper com tudo e com todos em prol de uma santidade descrita, segundo eles, nos ensinamentos de Jesus. Falam sobre ecumenismo e perca de identidade. São chamados de xiitas cristãos.

De que lado ficar?
Bem, analisando historicamente encontramos em Genebra uma cidade que se aproxima de nossa realidade. Antes do advento do calvinismo ou doutrina da TULIP era uma cidade, mas que foi totalmente transformada. Os maiores líderes agora eram evangélicos, os ditames eram baseados nas escrituras e também a própria Lei da cidade. Aconteceram exageros? Sim, é claro. Não era o céu. No início foi muito difícil, a esquerda também se levantou, os contrários também fizeram suas panfletadas. Mas o povo evangélico se uniu e conseguiu o que queria.
E agora o Brasil começa a viver algo semelhante (bem distante ainda... ainda) e o segundo grupo sai as ruas (redes de relacionamento) e gritam que não são a favor, que fulano deve renunciar, que cicrano não deveria aparecer em tal rede de televisão por que é espírita, que o outro não deveria se sujeitar a fazer parte de um grupo de homens corruptos e tantos outros gritos de guerra.
Mas eu pergunto: Como o sal pode salgar? Como a luz pode iluminar?
Talvez você diga que isso que eles estão fazendo não é sal e nem é luz. Mas será? Baseado em que? Jesus comia com cobradores de impostos, o pessoal chamava ele de comilão e beberrão, criticavam ele por que perdoava prostitutas. Esse pessoal tá mais parecido com os judeus que queriam que Jesus viesse para acabar com a tirania romana com a força do braço, através de motins e guerras. Mas não foi isso que aconteceu.
Abençoados, oremos pelo nosso país e ajudemos quem está lá em cima, ou na TV ou na Câmara dos Deputados a continuar batalhando em prol dos valores bíblicos. E continuemos orando para que Deus salve, de todas as linhas, posição social, influência, condição financeira, raça e credo. O céu vai estar lotado. Eu creio. E você?



Um comentário:

  1. Caro pastor Arieuston Gomes,

    A Paz do Senhor!

    Parabéns pelo excelente e elucidativo texto. Oremos e trabalhemos por isso.
    Parabéns pelo blog. Estou incluindo em meu bloglist no Point Rhema!
    Saúde & Paz,

    Seu conservo em Cristo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir