terça-feira, 31 de julho de 2012

O que precisamos saber sobre Missões - Parte 01

Queridos, a paz do Senhor seja com todos.
Eu vou estar postando aqui algumas das minhas convicções sobre Missões para serem apreciadas, analisadas, criticadas e comentadas. Não tenho a pretensão de que tudo o que eu escrever seja de comum acordo de todos... longe de mim isso, pois como todos sabem, a unanimidade é burra.
Já tenho mais de 12 anos de caminhada missionária, por cima e por baixo, no clero e na plebe, nas cidades e também nos campos.... acho que já tenho direito de escrever algo assim.
Lendo o que escrevo acima sou convencido que os anos estão chegando para mim também..... e como chegam rápido. Oxalá não termine com síndrome de Salomão para que no final dos dias só saiba lamentar e escrever textos lamuriosos.
Em cada parte, escreverei 05 convicções.
Grande abraço, nEle que nos entende e decidiu por decisão própria nos amar, comprar e salvar;
Arieuston Gomes.


___________________________________
01 - Missões é a obra prioritária da Igreja.
Já ouvi muita gente falando que isso não é verdade. Falam que é a adoração. Mas como poderá haver adoração se não houver salvação? Por acaso os demônios podem adorar a Deus? Só por que um grupo de teólogos americanos falam isso, não significa que eu devo aceitar. Continuo acreditando que Jesus quando encontrava pessoas, as salvava e aí sim as tornava adoradoras.

02 - Missões deve ser uma obra mundial.
Também já escutei tanta gente falando que "primeiro em Jerusalém, depois na Judéia, Samaria e aí sim chegamos aos confins da Terra". Que absurdo de eisegese ou então "JEGUEisege". O texto de At 1.8 não ensina isso, mas usa os termos "tanto em" e "como em" e isso nos traduz uma idéia conclusiva de simultaneidade, ou seja, a obra missionária deve alcançar o mundo todo ao mesmo tempo.

03 - Missões é anunciar Cristo onde Ele ainda não fora anunciado.
Então vamos parar desta baboseira de dizer que somos missionários quando trabalhamos em uma Igreja que fica a menos de 50 metros de uma outra Igreja/denominação. E vamos parar de sermos enganados por aqueles que ficam nas TV's ou rádios dizendo que estão fazendo missões realizando cruzadas pseudo-evangelisticas em metrópoles brasileiras reunindo crentes e levando mega-cantores para se apresentarem num baita louvorzão. Por que não vão fazer cruzadas lá no municipio de Cuxixola, Sitio do Quinto, Araripe, Pingo d'agua e outros tantos? Por que não fazem um estudo para saber quais os municípios com menor porcentagem de evangélicos e realizam suas cruzadas lá? Ah gente, não testem minha inteligência, por favor...

04 - Missões não é departamento.
A obra missionária não deve ser um departamento da Igreja, mas sim, deve ser a essência da própria Igreja. Chega de departamentalizar coisas na obra de Deus que são de responsabilidade de todo crente. Vemos isso, por exemplo, nos "círculos de oração" onde todo o trabalho de oração é lançado em cima dessas pessoas ou dessas irmãs. Mas Jesus não mandou orar? Para que departamentalizar algo que Jesus mandou à todos fazer? Com missões não é diferente.

05 - Nós temos dinheiro.
Sim, e confirmo, reafirmo, concluo, finalizo, brado, decreto, determino e declaro em alto e bom som que a Igreja brasileira tem dinheiro SIM para fazer missões.O que falta é um bom direcionamento às ofertas que os irmãos doam nas Igrejas. Ao invés de gastar dezenas de milhares com equipamentos de som, arquibancadas acolchoadas, sistema de ar-condicionado, por que não investir mais na Obra de Deus?

2 comentários:

  1. Desde Misiones Bolivia
    Interpretaçao clara limpa e aberta sobre missoes.
    Segue um comentario que postei no meu facebook como resposta a tanta tonteria que tenho visto em Bolivia produzida por "missionarios e igrejas missionarias"...

    Me preocupa quando missionarios ou obreiros vem visitar ou trabalhar em Bolivia e desconhece a realidade espiritual e a religiosidade desse país.
    Trazendo costumes e crenças estrangeiras atrasam o avanço do Evangelho e espalham cada vez mais um sincretismo religioso que afasta o povo do verdadeiro Deus Criador dos céus e da terra...
    Nao podemos mais importar uma Teologia desgastada, antibiblica e inutil de terras estrangeiras e enfiar guela abaixo no povo boliviano. CHEGA.............

    OREMOS ...................

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Pastor Deus abençoe também queria que alguns Pastores e Lideres tivessem esta mesma visão do reino de Deus

    ResponderExcluir